PLAY PRO

Se a infância se define como o período desde o nascimento até à puberdade, o tempo de pensar e ver cinema é sem dúvida bastante mais subjetivo. Estabelecemos como espaço ideal para começar a ver e a pensar o cinema a partir dos três anos, prolongando-se até aos doze.
A presença do cinema Português tem sido escassa no PLAY, muito embora, exista um Plano Nacional de Cinema e apoios por parte do Instituto de Cinema focados na formação do jovem público, não existe um incentivo real à produção nacional de conteúdos audiovisuais adequados a audiências mais jovens. Sentimos assim, a necessidade de criar um espaço de pesquisa e informação, um PROGRAMA de partilha e formação para promover e incentivar a produção, em Portugal, de projetos audiovisuais direccionados para o público infantil. Pensamos que a única forma de inverter este paradigma, seja a sensibilização dos criadores para a importância da formação de públicos, bem como, para o forte circuito internacional que muitas vezes desconhecido.

 

 

Criámos o espaço PLAY PRO que reune o concurso laboratório, de incentivo à escrita de projetos direccionados ao público infantil e juvenil e os Encontros de Indústria.
O objetivo primeiro desta iniciativa é informar, alertando para a importância da aposta na infância, na formação cinéfila dos mais jovens, para que o cinema português venha a ter sempre público.
Pretendemos também dar formação a profissionais para que acompanhem o circuito internacional de produção, distribuição e divulgação que existe na Europa e no Mundo.
Desmistificar o valor das obras para a infância, parece-nos primordial, pois é-lhes muitas vezes atribuído um carácter menor, ou seja, nem sempre adquirem a relevância e o estatuto que os filmes para o público adulto têm.